quinta-feira, agosto 24, 2006

SABEDORIA

A SABEDORIA é o primeiro dom do Espírito Santo na enumeração do Profeta Isaias (Is.11,1-2).
Ocupa o primeiro lugar porque é a síntese dos demais dons; os outros são uma especificação dele.
Acontece o mesmo nos Mandamentos e na Bem-aventuranças: o primeiro Mandamento do amor resume os demais e a primeira Bem-aventurança do espírito de pobreza contém em si as outras.
Dizemos, anteriormente, que a ação de Deus em nós é Uma luz e uma força que ilumina o nosso pensamento e fortalece a nosso pensamento e fortalece a nossa vontade de tal maneira que pensamos e queremos o que Deus pensa e quer, e chamamos isso de ação do Espírito Santo.
Pois bem, esta luz e esta força é a Sabedoria, que, porém, tem diversas raios; cada um nos faz enxergar e querer algo particular. Esses raios são os demais DONS.
Em que consiste a Sabedoria?
S. Tomás de Aquino diz que a Sabedoria é viver contemplando a Deus e julgar as coisas divinas e humana à luz do amor de Deus.
Em outras palavras, é o hábito, a disposição habitual, a inclinação, que o Espírito de Deus coloca em nós, de contemplar Deus e as coisas divinas e de julgar, segundo o amor infinito de Deus, as coisas divinas e humanas.
Isso, porém, pressupõe duas coisas: um conhecimento eminente de Deus e um amor profundo e intenso a Ele.
Ainda é São Tomás quem diz “A Sabedoria tem os seu princípios no amor, mas suas essência no conhecimento”.
Quer dizer, a Sabedoria pressupõe um conhecimento de Deus não tanto intelectual, mas que provenha de uma experiência de vida de amor nele, no cumprimento de sua vontade. Não se trata só de saber as coisas de Deus, mas de vive-las. Não é apenas saber, por exemplo, que Deus é misericórdia, mas perdoar. De fato, quando perdoamos fazemos experiência de Deus, do seu amor, sentimos quem ele é além de amá-lo profundamente.
É este conhecimento, fruto de vida de amor a Deus no cumprimento de sua vontade, que leva à contemplação. Eis porque S. Boaventura diz que a contemplação é fruto de vida santa.
Ver Deus, contempla-lo, é um anseio natural de pessoas humana. Nisso está a sua realização e felicidade. Mas quem pode contemplar o Senhor, que é superior a nós? Somente uma graça de Deus que eleva pode permiti-lo. O conhecimento experimental de Deus é a presença em nós desta graça. Com efeito, ele é fruto da presença e da ação em nós do Espírito Santo, que nos leva a viver no amor de Deus e, assim fazer experiência dele.
( continuação)

CATEQUESE DA CRISMA
CATEQUISTA DENER MOLERO DE LIMA