Perigos na Rede
Considerada por muitos como uma ferramenta indispensável nos atuais tempos, a Internet vem apresentando, paralelamente às inúmeras facilidades que traz, alguns perigos aos seus usuários.
Tal periculosidade varia desde um simples dano causado ao computador a vultuosos desvios monetários causados pelos conhecidos “Cavalos de Tróia”, nome dado a um vírus em alusão a famosa passagem épica em que os gregos, utilizando como estratégia de guerra um enorme cavalo de madeira onde esconderam seus soldados, venceram a batalha contra os troianos.
Para piorar um pouco mais, a crescente popularidade do Orkut, site de relacionamento social, e do MSN Messenger, programa que viabiliza uma conversa on-line em tempo real, faz da rede mundial de computadores uma terra de desmandos, uma “Brasília virtual”, onde a falta de uma legislação atualizada que gerencie o que se pode e o que não se pode fazer só faz aumentar o liberalismo entre os “internautas”.
Certamente os benefícios da rede não devem ser esquecidos (ir ao Banco sem sair de casa para enfrentar penosas filas, por exemplo), mas não é exagero sustentar que, na Internet, mais do que em qualquer outra situação, “um homem precavido vale por dois”.
Por isso, seguem algumas dicas e menções aos últimos truques aplicados contra os usuários da maior rede de computadores do mundo:
- A mensagem “Dá uma olhada nas fotos da nossa festa, ficaram ótimas”, encontrada no Orkut, instala um vírus no computador do usuário que acaba danificando o sistema;
- Se “Jacinto Leite Aquino Rego” pedir para ser adicionado ao seu Orkut, negue. Caso contrário, todas as senhas do usuário salvas no micro serão copiadas;
- E - mail do TSE informando que o título de eleitor do usuário precisa ser regularizado. Quando a vítima clica em um link que vem junto à mensagem, um vírus é instalado no computador, danificando-o ou capturando as senhas que estiverem no micro;
- Jamais adicione ao seu MSN pessoas desconhecidas que solicitem fazer parte de sua lista de contatos.
Todo cuidado é pouco!
Peterson
____#____
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto o Fim do Mês.
Peterson
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home