Televisão
Quem já viu TV hoje? Provavelmente, 99% das pessoas responderão: “eu já”. Como poderoso meio de comunicação, a televisão traz consigo, além dos artistas que a dão vida, benefícios e malefícios a quem usufrui dela.
Os malefícios são evidentes (ao menos para quem se esforça um pouquinho pra percebê–los): programas que tem como objetivo tão somente atingir altos pontos no ibope deixam a desejar no conteúdo: Ratinho, do SBT, é um exemplo: baixarias, matérias “ocas”, e alguns pontos no ibope para agradar o dono da emissora. É apenas um razoável humorístico que deixa os telespectadores com preguiça de pensar.
E não pára por aí: a televisão está cheia de programas como esse. Basta ligarmos nosso aparelho para encontrar, por exemplo, alguns sem nenhum charme (que me desculpe Adriane Galisteu), ou outros que tornam o nosso domingo nada legal.
Abro parênteses para dizer que é de se perceber minha antipatia pelo SBT. Confesso: acho o canal do homem do baú uma agressão à cultura, assim como acho a Rede Globo a verdadeira dona do país. Com seu Jornal Nacional, por exemplo, faz a imagem de quem bem lhe entender, levando qualquer um ao céu ou ao inferno. Ou alguém duvida de que Fernando Collor foi eleito assim?
Há exceções a tudo que foi dito: programas como “Pequenas Empresas Grandes Negócios” e “Globo Rural” têm belíssimo cunho informativo; as minisséries do SBT, eventos esportivos, filmes nacionais (ou não), Show do Tom, Pânico na TV, e outros, são uma boa opção de entretenimento.
Claro: não quero ser radical ao ponto de afirmar que os programas a que me referi no início do texto não devem ser vistos; a intenção é abrir os olhos para que a programação diária de TV não se restrinja apenas a eles, e que canais como a TV Cultura, por exemplo, sejam, mesmo que de vez em quando, lembrados e sintonizados.
Portanto, proponho um balanceamento de nossa programação para com os programas televisivos: um pouco de entretenimento e um pouco de informação, sempre com opinião própria.
Peterson P. R. da Silva
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home