Natureza dadivosa
Campanha da Fraternidade – Natureza dadivosa
Comemora-se a 22 de março, o dia da água. O Brasil possui 20% das reservas mundiais de água doce. A Amazônia que tem cerca de 2 terços da superfície do nosso território, ou seja, 5 milhões de km² é um imenso reservatório de água doce. Já tive a oportunidade de viajar de avião sobre a Amazônia. Horas e horas sobrevoando matas e rios!
Sabe-se que seu ecossistema é frágil e há necessidade de muita inteligência e patriotismo para não depredar aquele fabuloso meio-ambiente. Nossa civilização baseia-se nos costumes europeus que vieram aqui implantar seu sistema de exploração.
Temos que repensar tudo o que se fez até agora. Há formas de exploração racional e mais abrangente para as populações que habitam os diversos ecossistemas do país.
Vi no Globo Rural a pesca do marapá. É um peixe que cresce em proporções gigantescas e que estava desaparecendo da região amazônica. Bastou um controle da pesca predatória e um “tempo” para a desova para voltarem aos milhões, de tal forma que se os pode pegar à mão! A natureza inteira se beneficia: as aves, as matas, as populações ribeirinhas. Fome? Culpa de quem?
A natureza não é madrasta. O homem com sua cobiça é o fator determinante do destino do próprio homem, para bem ou para mal!... Pensemos nisso!
Eleutério Sousa
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home