sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Chávez, demonio o héroe?

Venezuela, país gobernado por el Ten. Coronel H. Chávez Frías, está ubicada al norte del continente sudamericano y tiene una posición estratégica de tal orden que domina las rutas aéreas y el mar Caribe.

De relieve montañoso en unos 60%, las llanuras del interior que elegam hasta la planicie amazónica tienen un clima causticante de grandes sequías y lluvias torrenciales poco aptas a la agricultura.

Se salvan de esto los asentamientos agrícolas del estado Portuguesa y las tierras alrededor de Barquisimeto, colonizadas por portugueses, espeñoles y italianos.

Con un gran potencial hidrico está la región de las Guyanas con embalses poderosos como el de Guri, el 2º embalse del mundo. La Guyana con grandes yacimientos de hierro, diamantes, oro y madera, es un area de gran riquesa.

Pero, sobretodo el petroleo del lago Maracaibo da nombre y dinero al pais y es esa el arma poderosa que está siendo blandida por Chávez.

Después de la 2ª Guerra Mundial se instalaron en el país, miles de inmigrantes que desarroallaron el país. Infelizmente la problación local se quedó al margen de este desarrollo porque sólo ella tenia el derecho de los empleos públicos... Y aqui empezó el problema: la corrupcion desenfrenada que se aposó del país... (continua)

PS: Lendo a crônica de Alcindo Garcia e tendo morado na Venezuela, quis fazer uma pequena crônica sobre este país e suas idiossincrasias. Durante alguns fins de semana escreverei algo sobre minhas experiências vividas nesse país durante quinze anos. O escrito em espanhol é uma homenagem aos meus alunos de espanhol.

Eleuterio Sousa

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Era uma vez... um lugar idílico!

Há muitos, muitos anos, podia-se deixar a chave na porta que não acontecia nada. Dava-se bom dia a qualquer pessoa que passasse e era-se correspondido! Talvez houvesse privações materiais, mas éramos felizes. Respeitava-se o alheio porque a educação familiar ensinava a respeitar o que era dos outros!

Esse paraíso desmoronou-se. Criam-se filhos e nuvens negras pairam no seu horizonte. As incertezas do futuro angustiam os progenitores. Mazelas que eram da cidade grande acompanham com nefasta persistência nossas pequenas cidades. Drogas, álcool e tudo o que se mal possamos pensar vêm corroendo a família e a sociedade.

Uma guerra velada teima em desestruturar o que pacientemente foi feito por nossa civilização. A honradez, o pudor, o bom caráter não têm mais valor. Quando teremos os valores éticos de antigamente? Causa-me dor que, para conseguir dinheiro se tenha de menosprezar os valores da família! Ó Deus, tende piedade de nós!

Eleutério Sousa

Inglês no Sussuí, Why not? (Porque não)

A todos os títulos alvissareira a notícia de um “CEL” (Centro de Estudos de Línguas). Aprender idiomas, em esta época globalizada, é uma ferramenta de progresso. Em boa hora se funda uma escola democrática de línguas. O acesso a um estudo de qualidade, como um ensino de línguas, supõe uma implantação séria de boa metodologia, etc, para que se tenha, no final do curso, uma boa fluência na língua que se vá estudar. Curso por curso, fazendo só porque é moda, não leva a nada.

Por isso, tanto da parte dos alunos, como da parte dos professores, há necessidade de fazer-se cursos de alta “performance” para que se possa dizer que em Palmital esses cursos deram certo, “Why not!”

Podemos fazer de conta que estamos em uma cidade cosmopolita mesmo de mentirinha!

Há cerca de 20 anos atrás, estive em Wilhelmstad, Aruba. Esta ilha holandesa fica no Caribe, perto da Venezuela. Perambulando pela cidade, percebi que todo o mundo falava 4 idiomas: papiamento - a língua local – holandês, espanhol e inglês. Qualquer criança se comunica em mais de uma língua. Corteses ao extremo, nos respondem na língua que lhes falarmos. A ilha tem um super turismo de excelência e todo o mundo vive em uma economia de primeiro mundo. Por isso, todo o esforço para desenvolver culturalmente nossa cidade, é bem vindo!

Inglês no Sussuí? Porque não? Conheço pessoas de lá, muito inteligentes, elegantes e bonitas, que só precisam de uma oportunidade!

Eleutério Sousa